terça-feira, 31 de março de 2015

SEMANA SANTA NO TAMBORIL COM VIA SACRA NA SEXTA-FEIRA SANTA PARTICIPE.

CONVIDAMOS VOCÊ E SUA FAMILIA PARA PARTICIPAREM JUNTO CONOSCO DA PROCISSÃO DA VIA SACRA, RELEMBRANDO A PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. NA SEXTA-FEIRA SANTA, COM INICIO ÀS  15:30HS.
1° ESTAÇÃO: EM FRENTE A CASA DA CHAGUINHA
2°ESTAÇÃO: EM FRENTE A CASA DA VANZINHA.
3° ESTAÇÃO: EM FRENTE A CASA DA. TOINHA.
4° ESTAÇÃO: EM FRENTE A CASA DO EDMUNDO.
5° ESTAÇÃO: EM FRENTE A CASA DA DONA ARTUMIRA.
6° ESTAÇÃO: EM FRENTE A CASA DO FILINTO.
7° ESTAÇÃO: EM FRENTE A CASA DA DIONESIA.
8° ESTAÇÃO: EM FRENTE A CASA DO ANTÔNIO RITA.
9° ESTAÇÃO: EM FRENTE A CASA DA MARIA LEITE.
10° ESTAÇÃO: EM FRENTE A ESCOLA NOVA.
11° ESTAÇÃO: EM FRENTE A CASA DA DONA MARIAZINHA.
12° a 15° ESTAÇÃO: EM FRENTE A CASA DO CHIQUINHO E DA DILMA.
CADA SEMANA SANTA É UMA OPORTUNIDADE DE REVIVERMOS O   AMOR DE DEUS POR NÓS E PARA CONTINUARMOS NO CAMINHO DA CONVERSÃO.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE JESUS MARIA E JOSÉ EM MARRECAS TAUÁ

A Comissão Organizadora dos festejos religiosos de Jesus, Maria e José, da vila de Marrecas, zona rural do município de Tauá, começou a divulgar nesta segunda-feira, 30, a Programação Oficial da terceira maior romaria do Estado do Ceará, que esse ano, acontecerá entre os dias 17 a 26 de abril.
O tema da festa que em 2015 completa 302 anos de fé na Família Sagrada é "Com Jesus, Maria e José vamos construir uma Igreja a serviço da vida e da paz". A abertura da festa está marcada para o dia 17 de abril(sexta-feira), às 5h da manhã com alvorada festiva e queima de fogos, seguida do hasteamento da bandeira e café comunitário. A primeira novena acontecerá às 18h do mesmo dia.
Já no dia 18(sábado), acontecerá a 6º Motoromaria saindo da Praça Misael Cavalcante, no Bairro Dr. José Ósimo, às 16h, terminando em Marrecas com a novena dedicada aos motociclistas.
O 4º Pedal da Fé acontecerá no dia 21 de abril(terça-feira), saindo às 15h da Igreja Matriz e ao chegar no santuário de Marrecas haverá a novena dos desportistas.
No dia 22 de abril(quarta-feira), é a vez dos vaqueiros reverenciarem a Família Sagrada com a realização da 3º Cavalgada de Jesus, Maria e José, saindo da localidade de Lagoa de Fora na BR 020, às 16h, até à Igreja da vila.
A tradicional Caminhada da Fé, que completará 14 edições esse ano, acontecerá no dia 24 de abril(sexta-feira), com saída prevista para às 15h do largo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
No sábado, 25, haverá batizados e casamentos e no domingo, 26, a festa ficará encerrada com a realização da Procissão às 8h seguida da Missa Campal. via blog do wilrismar

segunda-feira, 30 de março de 2015

NOVAS REGRAS DO FIES PASSAM VALER A PARTIR DESTA SEGUNDA- FEIRA

As novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) entram em vigor nesta segunda-feira (30) para novos contratos. Agora, para fazer a inscrição, o estudante deverá ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio e não ter tirado nota zero na redação.
O prazo de inscrição e também para o pedido de aditamento de contrato de quem já tem o Fies termina no dia 30 de abril. As inscrições devem ser feitas no site do Fies.
Cerca de 200 mil estudantes já conseguiram se inscrever no programa antes de a nova regra entrar em vigor. Outros alunos estão recorrendo a financiamentos particulares (veja no vídeo acima do Bom Dia Brasil).
O Ministério da Educação conseguiu na Justiça derrubar as liminares que suspendiam as novas regras do Fies. Com isso, as instituições particulares de ensino superior não podem aumentar as mensalidades acima do teto de 6,4%. E os novos contratos só poderão ser feitos para estudantes com nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio.
Muitos estudantes reclamaram das dificuldades para se inscrever no Fies. O MEC alegou problemas na grande demanda de acesso ao sistema de inscrição.
O Fies já acumula 1,9 milhão de contratos. O programa permite ao estudante cursar uma graduação em uma instituição particular e, depois de formado, pagar as mensalidades a uma taxa de juros de 3,4% ao ano. O aluno só começa pagar após 18 meses de concluído o curso.
G1 ouviu o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para buscar respostas para as principais dúvidas e reclamações dos estudantes. Veja a seguir:

LINHA COMERCIAL TAUÁ GANHA LINHA AÉREA PARA A CAPITAL CEARENSE

O município de Tauá terá em breve uma linha aérea de transporte regular de passageiros com destino a Fortaleza. O anúncio é da TAF, Transporte Aéreos Fortaleza, empresa pioneira na aviação de fretamento do Nordeste.
O projeto beneficiará os municípios de Sobral, na zona norte, Iguatu, no Centro Sul, São Benedito, na Serra da Ibiapaba e, no futuro próximo, Jericoacoara, através do Aeroporto Internacional de Cruz, no litoral Norte, Crateús e Tauá, nos sertões dos Inhamuns.
A TAF vai iniciar sua atuação no interior do Ceará pelo município de Sobral. O novo voo partirá de Fortaleza para Sobral, diariamente, às 7 horas, retornando às 8h30, em avião turbo-hélice Cessna Caravan, com capacidade para nove passageiros. A aeronave é a mesma utilizada nas rotas turísticas do Caribe, tem velocidade de cruzeiro de 300 quilômetros por hora e autonomia de voo de seis horas.
A passagem, ida e volta, custará em torno de R$ 540,00, mais taxas aeroviárias.
Além do transporte de passageiros, a aérea vai oferecer também, o serviço de envio de encomendas expressas e cargas pequenas, com pesos de até 250 quilos, por voo.
Novas rotas
De acordo com Ariston Filho, Sobral é apenas o primeiro de vários destinos no Interior cearense para onde a TAF pretende realizar voos regulares e diários. Nos planos da companhia estão Iguatu, no Centro Sul, São Benedito, na Serra da Ibiapaba e, no futuro próximo, Jericoacoara, através do Aeroporto Internacional de Cruz, no litoral Norte, Crateús e Tauá, no sertão central, todas cidades que já dispõem de aeroportos regionais, mas ainda pouco explorados por falta de uma política maior de apoio à aviação regional.
Para cobrir os novos destinos, duas aeronaves Cessna Caravan serão utilizadas. "A TAF está pronta tecnicamente para operar. Estamos aguardando apenas a aprovação da MP (Medida Provisória) nº 652, para viabilizar economicamente a operação", declarou Ariston Filho. Em tramitação no Congresso Nacional, desde julho de 2014, a MP 652 cria o Programa de Desenvolvimento da Avião Regional (PDAR), o qual restabelece as condições jurídicas, fiscais e econômicas para que empresas aéreas de pequeno e médio portes possam realizar voos regionais regulares.
"Estamos nos preparando para realizar voos regionais desde o anúncio do lançamento da MP 652. E hoje, estamos capacitados e preparados tecnicamente, falta só aprovar (o início do programa)", explicou Ariston Filho, ressaltando que, "independentemente da aprovação da MP, vamos iniciar a rota de Sobral, em até 60 dias".
Tauá
O Aeroporto Regional de Tauá Pedro Teixeira Castelo construído e inaugurado na gestão do Governador Cid Gomes, dispõe de todas as condições exigidas para operar no sistema de transporte aéreo de passageiros permitindo pousos e decolagens a qualquer hora do dia ou da noite. 
O valor da passagem aérea de Tauá para Fortaleza e a data do primeiro voo não foram anunciados pela TAF. via blog do wilrismar

PRESO O ACUSADO DE HOMICIDIO DO AGENTE DO PRÓ-CIDADANIA EM TAUÁ

Autor de homicídio contra agente de cidadania é preso em Tauá, depois de a envolver em acidente na região. Antônio Laercio Gonçalves Rodrigues assassinou o agente Lucas Andrade Bezerra em 28 de novembro de 2011, em praça pública Tauá com 5 tiros. Após o crime, dia primeiro de dezembro daquele ano, o acusado se apresentou a polícia, ficando preso mediante a um mandado de prisão preventiva de 30 dias. Posteriormente foi liberado mediante Hábeas Corpus expedido pelo tribunal de justiça. O acusado, tempos depois se envolveu em um sequestro e um assalto contra posto de combustíveis Ypiranga 3. Foragido desde a época, foi pra São Paulo e agora retornou para a região de São João dos Cândidos, Marruas, onde nesta madrugada caiu de moto e deu entrada na emergência do Hospital de Tauá, por volta das 7 horas, com pancada na cabeça e escoriações pelo corpo. Laercio vai se submeter a tomografia computadorizada e depois ficará sobre escolta policial. Em seguida será encaminhado ao presídio de Tauá.

Repórter:Flaviano Oliveira
via blog do edy

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO CEARÁ CONFIRMA IMPLANTAÇÃO DO RAIO EM TAUÁ

O titular da Pasta da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Delci Teixeira, revelou, em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, que a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Interior do Estado já deve estar atuando em Juazeiro do Norte, em cerca de dois meses, com o reforço de 77 policiais motorizados divididos em 12 equipes. A seleção dos militares que atuarão na Região do Cariri, terá início no próximo dia 7 de abril e, no início do segundo semestre de 2015, Sobral também deverá contar com 12 patrulhas do BPRaio.
O treinamento dos novos PMs do BPRaio que atuarão na região, deve durar seis semanas e a previsão é que em dois meses os militares já estejam nas ruas.
De acordo com Teixeira, a escolha inicial por Juazeiro ocorreu porque o Cariri, que compõe a Área Integrada de Segurança (AIS) 11, foi a única que não respondeu às incursões das forças policiais, nos meses de janeiro e fevereiro. "Esta área conseguiu se recuperar e, felizmente, também já está correspondendo, mas acreditamos que a chegada do BPRaio irá ajudar ainda mais na otimização dos trabalhos que estão sendo feitos lá".
Prioritário
Delci Teixeira explicou que levar o BPRaio para o Interior é uma medida, que consta em um plano apresentado ao governador com medidas consideradas prioritárias pela SSPDS. "Há cerca 30 dias conversamos com o governador e ele autorizou os projetos que nós apresentamos e entendemos ser prioritários no combate às altas taxas de criminalidade. Estas medidas são a expansão do BPRaio, do Ronda do Quarteirão, a reativação do Pró-Cidadania e a criação do Batalhão de Divisas". Os custos da implantação do BPRaio em Juazeiro estão estimados em torno de R$ 2,1 milhões.
"Uma expansão desta não é uma coisa simples. Somente na aquisição de motos o valor chega a R$1, 7 milhão. Em torno de R$ 100.000 serão gastos em equipamentos. Em Sobral, como o número de equipes é menor, será gasto cerca de R$1,5 milhão", revelou Delci Teixeira.
O comandante do BPRaio, major PM Márcio Oliveira, foi o idealizador do programa de ampliação da tropa no Ceará. A primeira fase do projeto, que deverá acontecer nos próximos meses, inclui apenas Juazeiro do Norte e Sobral.
Mas as novas etapas devem levar o Batalhão aos municípios de Russas, Quixadá, Itapipoca, Crateús, Canindé, Iguatu e Tauá. "Estas cidades servirão como base, mas vale lembrar que todos os municípios vizinhos serão atendidos", ressaltou o oficial. Oliveira afirmou que os 425 policiais, divididos em 60 patrulhas, que irão compor o projeto criado por ele para atender todo o Estado, serão incorporados ao BPRaio de outras unidades da PM. Os militares que atuam em Fortaleza não deverão ser deslocados. "Uma das diretrizes do programa era não esvaziar o efetivo de Fortaleza. Nenhum policial do BPRaio que atua na Capital será deslocado. Os do Interior serão acrescentados ao Batalhão, durante seleções que acontecerão à medida em que a implementação vá ocorrendo".
O oficial ressalta a importância do treinamento específico e salienta que as fases da seleção dos novos policiais acontecerão com o mesmo rigor das que ocorrem em Fortaleza, com avaliações físicas, testes de pilotagem, entrevistas e análise da ficha operacional do PM. Segundo Oliveira, é o respeito a estes critérios que tem garantido ao BPRaio a confiança da sociedade.
"A grande dúvida sobre o crescimento do Raio era se conseguiríamos manter o nível de qualidade e as estatísticas de apreensões. Mostramos que com o crescimento paulatino e dentro das doutrinas da unidade conseguiríamos fazer isto. O Raio começou com somente duas equipes em Fortaleza, hoje tem 45. Assumimos com muita responsabilidade este novo desafio do Interior, com a certeza que faremos o nosso melhor", disse o major.
Delci Teixeira elogiou a operacionalidade do Batalhão e disse que o BPRaio é um policiamento qualificado. "É exigida desta tropa uma disciplina e uma atenção maior que os policiais que estão no policiamento normal, por que eles só são acionados em situações extremas. Sabemos que quando o Raio atua temos uma Polícia altamente qualificada e diferenciada nas ruas. Sei que conseguiremos fazer esta expansão com qualidade, excelência e manteremos o padrão de eficiência", disse o secretário.
Teixeira adiantou que o Cariri também deverá receber atenção do Batalhão de Divisas, quando este for criado. Juazeiro do Norte também receberá uma base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), nos próximos dias.
Márcia Feitosa
Repórter

Fonte:Diário do Nordeste
via blog edy

terça-feira, 24 de março de 2015

POLICIA DESARTICULA GRUPO QUE DESVIOU R$ 20 MILHÕES DA CAIXA NO CEARÁ

Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta quinta-feira (24) uma operação para desarticular grupo que fraudava contratos de financiamentos em agências bancárias da Caixa Econômica Federal (CEF). Na operação oito carros de luxo foram apreendidos e um jatinho foram apreendidos até a manhã desta terça. Estão com a Polícia Federal veículos dos modelos Maserati, Audi, três BMW, duas Mercedes e um Porsche.
De acordo com o superintendente regional da Polícia Federal do Ceará, Renato Casarini Muzy, os valores dos veículos apreendidos ultrapassam os R$ 2 milhões. “Só o valor do Maserati eu acredito que chegue aos R$ 750 ou R$ 800 mil”, afirmou Renato Casarini Muzy.
Além dos veículos de luxo, durante a operação também foi confiscado um avião avaliado em R$ 350 mil. “Para nossa surpresa, fora os automóveis de luxo, encontramos um avião que está avaliado algo em torno R$ 350mil”, disse.
Bens bloqueados
Ainda segundo Renato Casarini, todos os envolvidos no esquema tiveram os bens bloqueados. Os estelionatários trabalhavam em conjunto com gerentes de quatro agências da Caixa Econômica emFortaleza. Renato Casarini reforça que as investigações iniciaram há um ano e envolve 31 pessoas até o presente momento. E lembra que a quantidade de pessoas envolvidas e presas podem aumentar, já que as investigações continuam.
“As investigações iniciaram há um ano e envolve 31 pessoas até agora. Lembro que esse número de pessoas envolvidas e presas podem aumentar, já que as investigações continuam. Elas envolvem grande empresários, "laranjas" e funcionários da Caixa Econômica. Essas pessoas presas na operação responderão, na medida de suas participações, por associação criminosa, uso de documento falso, corrupção ativa e passiva, estelionato e evasão de divisa", disse.
Um jatinho foi apreendido na operação (Foto: Polícia Federal/Divulgação)Um jatinho foi apreendido na operação (Foto: Polícia Federal/Divulgação) G1 CEARÁ

segunda-feira, 23 de março de 2015

PESQUISA DA CNT MOSTRA QUE 64,8% AVALIAM NEGATIVAMENTE O GOVERNO DILMA

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou na tarde desta segunda-feira a pesquisa de popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT). Este é o primeiro levantamento do CNT no ano e ocorre duas semanas após os protestos que levaram às ruas milhares de manifestantes pelo país. Conforme a pesquisa, 64,8% dos entrevistados fazem uma avaliação negativa do governo Dilma, 23,6% regular e apenas 10,8% classificaram como bom o desempenho do Palácio do Planalto. 


Quando questionados sobre a avaliação pessoal da presidente Dilma Rpusseff o quadro apresentado também mostra descontentamento com a petista. Ao todo 77,7% desaprovam a postura da presidente e 18,9$ aprovam.; 

Sobre o desempenho no segundo mandato, 7,5% avaliam como positivo e 72,2% classificam como negativo. Ao comparar o início deste período de governo, em relação ao anterior, 75,4% concluíram que está pior e 16,4% que está a mesma coisa. Para 2,8% está melhor e 40,4% não souberam.  Para outros 81%, a presidente Dilma não está cumprindo com o que prometeu nesses meses iniciais. 12,9% consideram que a petista está cunprindo parcialmente e apenas 4,7% que ele está seguindo o que prometeu. 

A 127ª Pesquisa CNT/MDA abordou também a expectativa da população sobre emprego, renda, saúde, educação e segurança pública. Os entrevistados foram questionados sobre as denúncias na Petrobras, situação econômica e política do país, custo de vida, protestos do dia 15, entre outros assuntos. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões, entre os dias 16 e 19 de março de 2015. 

Segundo o instituto. o levantamento mostra“forte pessimismo do brasileiro em relação aos governos, principalmente ao governo federal”. “Os resultados mostram queda expressiva da popularidade da presidente Dilma Rousseff e da avaliação do governo, em consequência, principalmente, da piora da situação econômica, do aumento da inflação e do custo de vida, do risco de desemprego, da piora nos serviços públicos e da corrupção, que passa a ser relacionada fortemente ao governo e à presidente da República”, afirma a conclusão da pesquisa feita pelo instituto.

A pesquisa ainda levanta outras possibilidades. Segundo as pessoas ouvidas, a expectativa para 37% é que a situação do emprego nos próximos seis meses vai piorar. Para outros 45% tudo ficará como está e 13,9% consideram que vai melhorar. Sobre renda, a maioria, 49,3% acreditam que ela vai cair nos próximos seis meses, 33,4% consideram que vai ficar igual e 14,3% são otimistas. 

Quando o assunto é saúde o pessimismo ainda impera entre os ouvidos pelos pesquisadores. Para 40,1% a situação vai piorar, 44,5% acham que ficará igual e 15,4% pensam que vai melhorar. Sobre educação, 42,2% disseram que o cenário vai piorar, 40,1% vai ficar igual e 15,4% que vai melhorar. 

Sobre segurança pública, 37,7% consideram que vai piorar, 46,8% vai ficar igual e 13,1% de que vai melhorar. 

Simulação de segundo turno

Mesmo já passado o período eleitoral, a pesquisa fez uma simulação do segundo turno da disputa para à Presidência. De acordo com as pessoas ouvidas, se a eleição fosse hoje o tucano Aécio Neves teria 55,7% dos votos. A presidente ficaria com 16,6% votariam em Dilma e 22,3% optariam por vot em branco ou nulo. Mas, se o senador tivesse vencido o pleito apenas 38% consideram que o governo dele neste momento estaria melhor. Já 32,6% a gestão dele estaria igual e 17,4% consideram que ele teria índices piores.

quinta-feira, 19 de março de 2015

MISSA DE SÃO JOSÉ DO GAVIÃO PARAMBU.


DECRETO QUE EXONERA CID GOMES DO MEC É PUBLICADO HOJE NO DIÁRIO OFICIAL.

Decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e publicado nesta quinta-feira (19) no "Diário Oficial da União" oficializou a exoneração, a pedido de Cid Gomes, do comando do Ministério da Educação. O ex-governador do Ceará pediu demissão nesta quarta (18) após discutir com deputados no plenário da Câmara.
"A presidenta da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso I, da Constituição, resolve EXONERAR, a pedido, Cid Ferreira Gomes do cargo de ministro de Estado da Educação", diz o decreto publicado no DOU.
Depois de abandonar o plenário em meio à sessão, Cid Gomes foi ao Palácio do Planalto e pediu demissão à presidente Dilma Rousseff, que aceitou imediatamente.
O pedido ocorreu logo depois de o ministro participar na Câmara dos Deputados de sessão em que declarou que deputados “oportunistas” devem sair do governo.
"A minha declaração na Câmara, é óbvio que cria dificuldades para a base do governo. Portanto, eu não quis criar nenhum constrangimento. Pedi demissão em caráter irrevogável", declarou o ministro.
O Palácio do Planalto informou após a demissão de Cid Gomes que o secretário-executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa, comandará o Ministério da Educação interinamente. Costa já foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e foi secretário-executivo do MEC em 2014, quando a pasta era chefiada por Henrique Paim.
A minha declaração na Câmara, é óbvio que cria dificuldades para a base do governo. Portanto, eu não quis criar nenhum constrangimento. Pedi demissão em caráter irrevogável."
Cid Gomes, ex-ministro da Educação
Do plenário, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, chegou a anunciar a demissão antes mesmo de ter sido oficializada. "Comunico à Casa o comunicado que recebi do chefe da Casa Civil [ministro Aloizio Mercadante] comunicando a demissão do ministro da Educação, Cid Gomes", anunciou Cunha no plenário.
Depois, a Presidência da República divulgou nota oficial com o seguinte teor: "O ministro da Educação, Cid Gomes, entregou nesta quarta-feira, 18 de março, seu pedido de demissão à presidenta Dilma Rousseff. Ela agradeceu a dedicação dele à frente da pasta."
No Palácio do Planalto, após ter pedido demissão, Cid Gomes falou em defesa da presidente Dilma Rousseff, que ele disse considerar ter “as qualidades necessárias” para governar o país.
Na garagem privativa do palácio, ele classificou a presidente como uma pessoa “séria” e avaliou que o combate à corrupção adotado pelo governo “fragilizou” a relação dela com boa parte dos partidos.
“O que a Dilma está fazendo é limpar o governo do que está acontecendo de corrupção. Essa crise de corrupção é uma crise anterior a ela. Ela está limpando e não esta permitindo isso. Ela está mudando isso. E isso, óbvio, cria desconforto”, afirmou. “Vocês viram quantos deputados do PP recebiam mensalidade de um diretor da Petrobras? Isso é que era a base do poder e ela [Dilma] está mudando isso”, disse Cid Gomes, ao citar a lista de políticos investigados pelo Supremo Tribunal Federal por suspeita de envolvido com o esquema de corrupção revelado pela Operação Lava Jato.
O agora ex-ministro da Educação completou ao dizer que o Congresso Nacional virou o “antipoder” e aposta no “quanto pior, melhor”, frase repetida diversas vezes pela presidente Dilma ao falar “dos que pregam a instabilidade institucional” no país.
“Eu considero o Legislativo fundamental para a democracia. O que é lamentável é a sua composição, a forma do parlamento se relacionar com o poder. Virou o antipoder. Ou tomam parte do poder ou apostam no quanto pior, melhor para assumir o poder”, completou.
O ministro também disse "lamentar" pela educação por deixar o cargo neste momento. “Lamento muito. Agradeço, mas estou aqui entregando o cargo de ministro. [...] Estou feliz. Lamento pela educação do Brasil, porque tem muito o que fazer e eu estava entusiasmado. Mas, enfim, a conjuntura política impede a minha presença”, disse.
PMDB
O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), afirmou que, se Dilma não demitisse Cid, passaria uma mensagem de que “concorda” com a declaração do ministro de que “muitos” deputados da base têm “postura de oportunismo”.
“A presidente Dilma é uma pessoa com formação democrática. Não esperávamos outra atitude que não fosse essa. A posição correta era fazer. Não tomar essa atitude seria uma mensagem muito ruim, de que o governo concorda com essa atitude”, disse.
Pouco antes de anunciar a demissão do ministro, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, colocou em votação um projeto que estende a política de valorização do salário mínimo aos aposentados, proposta que contraria fortemente o governo.
Depois do telefonema de Mercadante a Cunha, o PMDB anunciou acordo com o governo para adiar a votação. “Vamos deixar que o governo negocie uma proposta para os aposentados”, disse Picciani.
A sessão
Cid Gomes deixou o plenário da Câmara depois de ter sido criticado por mais de uma hora pelas lideranças partidárias. A ofensiva dos deputados ocorreu depois de o ministro afirmar que deputados da base aliada que têm cargos na administração federal deveriam "largar o osso".
Cid Gomes foi convocado pelos deputados devido a uma declaração de que a Câmara tem "uns 400 deputados, 300 deputados" que "achacam", dada durante um evento do qual participou no último dia 27 na Universidade Federal do Pará.
O ministro iniciou a fala dizendo que "respeita" o Congresso e admitindo que deu a declaração. Ele tentou justificar a fala afirmando que era uma posição "pessoal" e não como ministro de Estado, quando começou a receber críticas de parlamentares presentes.
Diante das manifestações em plenário, Cid subiu o tom e chegou a apontar o dedo ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), dizendo que prefere ser acusado pelo peemedebista de ser "mal educado", a ser acusado de "achacar" empresas, no esquema de corrupção da Petrobras.
“Eu fui acusado de ser mal educado. O ministro da Educação é mal educado. Eu prefiro ser acusado por ele [Eduardo Cunha] do que ser como ele, acusado de achaque”, afirmou Cid Gomes.
Ele disse ainda que "muitos" parlamentares que integram a base de sustentação do governo agem com "oportunismo".
As declarações geraram fortes ataques dos parlamentares em plenário. Lideranças da base aliada e da oposição pediram a demissão do ministro. Em meio às críticas, ele deixou o plenário e foi indagado por jornalistas se pediria demissão, conforme os apelos feitos pelos deputados.
O ministro respondeu que, se fosse pedir demissão, não anteciparia o fato à imprensa. “A presidenta resolverá o que vai fazer. O lugar é dela, sempre foi dela. E eu aceitei, para servir, porque acredito nela. Se eu fosse pedir demissão, eu não teria, por dever de ética, antecipar”, afirmou.
O ministro explicou ainda que deixou o plenário antes do término das falas dos líderes partidários porque se sentiu “agredido”. “Eu fui convocado, não estava no meu desejo. Já tinha vindo aqui na Câmara duas ou três vezes para conversar com os deputados. Comecei a minha vida no parlamento e respeito o parlamento. Agora, infelizmente fui convocado e agredido. Nessa condição penso eu que estou liberado”, declarou.
Cid Gomes deixou a Câmara dirigindo o próprio carro e com um sorriso no rosto, enquanto apoiadores que vieram do Ceará para acompanhar o pronunciamento dele gritavam palavras de apoio.
Depois que Cid Gomes deixou o plenário, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou que moverá ações jjudiciais contra o ministro. "Não vou admitir que alguém que seja representante do Poder Executivo, não só agrida esta Casa, como agrediu todos os parlamentares, como venha aqui e reafirme a agressão, inclusive chegando ao ponto de querer dominar. Então, a procuradoria vai processar, a presidência vai processar e, se alguém não se sentiu ofendido, tem todo direito de não querer fazer nada e até aplaudir”, declarou Eduardo Cunha.

quarta-feira, 18 de março de 2015

HOMEM É TORTURADO E ENTERRADO VIVO NO CEARÁ E SAI DE COVA SOZINHO.

Um homem torturado e enterrado vivo por traficantes conseguiu sair sozinho da própria cova e pedir ajuda em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, major Francisco Teófilo, o incidente aconteceu no sábado (14) e, pelo menos dois suspeitos foram identificados e são procurados.
De acordo com o major, o homem, que procurava trabalho como pedreiro na comunidade do Parque Leblon, foi confundido com um delator que, supostamente ajudou a Polícia Militar nas apreensões de armas e drogas na região. “Ele foi torturado e eles [traficantes] ficavam perguntando como a polícia encontrou a droga”, disse o major.
O pedreiro, que está sob proteção policial, pode ter passado cerca de duas horas sob tortura, segundo policiais. Ele sofreu enforcamento e foi enterrado com a cabeça para fora, até que desmaiou. Os suspeitos, segundo o major Teófilo, acharam que o homem estava morto e foram embora. “Ele conseguiu sair sozinho, em uma cova até o pescoço. E ainda conseguiu pedir ajuda na cidade”, conta. A PM faz buscas para tentar prender os suspeitos.

PF FAZ OPERAÇÃO CONTRA FRAUDADORES DO FUNDEB EM JUAZEIRO DO NORTE.

A Polícia Federal (PF) cumpriu 11 mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (18), em Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará. Segundo informações da PF, a operação denominada "Crio"  tem como objetivo desarticular uma organização que frauda processos licitatórios e desvia verbas públicas federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Na ação desta quinta-feira, a PF também tentou cumprir um mandado de prisão, mas o suspeito fugiu.
Segundo a Polícia Federal, a operação tem o apoio do Ministério Público Federal e foi iniciada a partir de denúncias feitas em outubro de 2013. As irregularidades consistem na abertura de empresas de fachada, visando o superfaturamento dos serviços de manutenção em condicionadores de ar.
A investigação apurou que, entre os profissionais que fazem parte da organização estão empresários, contadores e servidores públicos nas licitações. Todos suspeitos de desviar verba do Fundeb e lavagem de dinheiro público

FOI CONFIRMADO A VISITA DO GOVERNADOR CAMILO SANTANA COM EVENTO EM TAUÁ NESTE DIA 19 DE MARÇO


terça-feira, 17 de março de 2015

CÂMARA MUNICÍPAL DE PARAMBU REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SEGURANÇA PÚBLICA.

FOTOS: PM DA SILVA
FOI REALIZADA NA TARDE DESTA SEGUNDA - FEIRA, NO AUDITÓRIO DA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE JOAQUIM FILOMENO NORONHA, AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DE RESOLVER O PROBLEMA DA SEGURANÇA NO MUNICÍPIO DE PARAMBU. A CÂMARA MANDOU O OFÍCIO PARA O SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO, MAIS UMA VEZ ELES NÃO FIZERAM NEM CONTA DA POPULAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO. NEM UM REPRESENTANTE FOI MANDADO PELA SECRETÁRIA FIZERAM PARTE DA MESA O DEPUTADO FEDERAL GENECIAS NORONHA, A PREFEITA DO MUNICÍPIO: KEYLLY MATEUS NORONHA, O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL ROBERTO NORONHA, O PADRE MÁRCIO, ADVOGADO DR MARCOS TORQUATO, O PROMOTOR DE JUSTIÇA DR ERÍCK PESSOA, O VICE PRESIDENTE DA CÂMARA SOM FEITOSA, CORONEL SÉRGIO, CAPITÃO SANTANA DO 13° BPM,  BASTANTE GENTE NO AUDITÓRIO DA ESCOLA COM PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E A SOCIEDADE EM COMUM. OUTRAS AUTORIDADES NEM VIERAM E  NEM MANDARAM NINGUÉM COMO FOI CASO DEPUTADO NAUMI  AMORIM, DEPUTADO JOAQUIM NORONHA, O NORONHINHA, A DEPUTADA FEDERAL GORETE FEREÍRA E DA JUÍZA DE PARAMBU.
FOTO: PM DA SILVA

segunda-feira, 16 de março de 2015

JOGO ENTRE AS EXTENSÕES DE NOVO ASSIS X GAVIÃO.

FOTOS: PM DA SILVA
FOTOS: PM DA SILVA
FOTOS: PM DA SILVA
FOI REALIZADO ONTEM A TARDE NO CAMPO DE FUTEBOL DO TAMBORIL, JOGO ENTRE  AS EXTENSÕES DE NOVO ASSIS X GAVIÃO COM OS ALUNOS DAS DUAS EXTENSÕES NÃO DEU OUTRA,  A EXTENSÃO DE NOVO ASSIS VENCEU A EXTENSÃO DE 02 A ZERO OS TIMES DE CAMISA VERDE É DO NOVO ASSIS E TIME DE AMARELO É DO GAVIÃO.

quinta-feira, 12 de março de 2015

64% DA FROTA DE VEICULOS É DE MOTOS EM 10 MUNICIPIOS DA REGIÃO.

Pesquisa feita pelo Blog do Wilrismar junto do Departamento Nacional de Trânsito confirma o que já se vê nas ruas e estradas que cortam a Região dos Inhamuns e Sertões de Crateús. A motocicleta é o veículo preferido pela população dos municípios de Tauá, Arneiroz,  Aiuaba, Quiterianopolis, Catarina, Parambu, Independência, Novo Oriente e Crateús.
Nesses 10 municípios existem 85.640 veículos(carros, camionetas, caminhões, tratores, motos, etc), segundo informa o Denatran, e dessa quantidade, 55.147 são motocicletas, sem computar as motonetas e quadriciclos. Isso representa aproximadamente 64.4% da frota que trafega nesses municípios.
O município possuidor da maior frota nas duas regiões é Crateús, com 26.819 veículos, sendo 5.508 automóveis e 15.248 motocicletas. Em seguida aparece o município de Tauá com 19.186 veículos, 3.555 automóveis e 12.457 motos.
Novo Oriente ocupa o terceiro lugar dessa estatística com 9.803 veículos, 1.305 carros de passeio e 6.755 motos.
O quarto colocado é o município de Parambu, com 8.745 veículos, 1.130 automóveis e 6.174 motos.
O município de Independência aparece em quinto lugar com 8.707 veículos, sendo 1.314 carros de passeio e 5.593 motos.
Na sexta posição aparece o município de Quiterianópolis com 5.606 veículos, sendo 590 automóveis e 3.903 motos.
No município de Catarina existem 2.901 veículos, 337 carros de passeio e 2.122 motos, ficando em sétimo lugar.
A segunda menor frota de veículos da Região dos Inhamuns é a do município de Aiuaba com 2.345 veículos, 279 carros e 1.776 motos.
O município de Arneiroz aparece na última posição com 1.528 veículos, sendo 176 carros e 1.119 motos.
Os números que faltam para fechar a soma do total de veículos por município estão nas camionetas, caminhões e tratores, que não entraram na estatística.

quarta-feira, 11 de março de 2015

FESTA DOS 60 ANOS DE SÃO JOSÉ PADROEIRO DO BAIXIO QUITERIANÓPOLIS.

FESTA DE SÃO JOSÉ 2015 – BAIXIO 10 A 19 DE MARÇO TEMA GERAL: “Somos Igreja missionária à serviço do Reino e da paz” OBJETIVOS: # Despertar a comunidade para a missão; # Mobilizar crianças e adultos para a catequese; # Difundir o espírito fraterno entre as famílias; # Arrecadar meios para a sustentação da capela; PROGRAMAÇÃO DOMINGO 08-03: Prenúncio da festa. Procissão luminosa no entorno da capela e leitura da História da caminhada comunitária em seus 60 anos. SEGUNDA 09-03: Recitação do Santo Terço e Proclamação da Escritura do Documento da Capela. TERÇA 10-03: Abertura oficial da festa – Homenagem da Comunidade 1º TRÍDUO: “EU VIM PARA SERVIR” SUBTEMA: “Servir é doar-se para o bem comum” (Mc 10, 42-45) 12:00 HS: Canto do Ofício de São José 16:30 HS: Procissão da bandeira e hasteamento 19:00 HS: Missa-novena ANIMAÇÃO: Barracas QUARTA 11-03: Homenagem dos Dizimistas, comerciantes, Timbaúba e Saquinho SUBTEMA: “A missão do verdadeiro discípulo é servir” (Jo 12, 23-26) 12:00 HS: Ofício de São José 19:00 HS: Novena festiva ANIMAÇÃO: Quermesse QUINTA 12-03: Homenagem dos trabalhadores rurais, STTR, Gavião e Fidélis SUBTEMA: “O serviço nos une a Cristo na fraternidade” (Lc 22,25-30) 12:00 HS: Ofício de São José 19:00 HS: Novena festiva ANIMAÇÃO: Rifa relâmpago SEXTA 13-03:Homenagem da educação, Pau D’arco e Barra dos Ricardos 2º TRÍDUO: “Somos igreja que anuncia a Paz” SUBTEMA: “Bem aventurados os que promovem a paz” (Mt 5, 1-12) 12:00 HS: Ofício de São José 14:00 HS: Palestra na Escola 19:00 HS: Novena festiva ANIMAÇÃO: Barracas e Pescaria SÁBADO 14-03: Homenagem da Pastoral familiar, terço dos homens e Legionárias. SUBTEMA:”Somos herdeiros e propagadores da paz” (Jo 14, 23-27) 12:00 HS: Ofício de São José 14:00 HS: Reunião com Pais e Padrinhos 19:00 HS: Novena festiva ANIMAÇÃO: Leilão balaio DOMINGO 15-03: Homenagem das crianças, catequese, Ipueiras e Alegre. SUBTEMA: “A paz gera liberdade e missão”( Jo 20, 19-23) 12:00 HS: Ofício de São José 19:00 HS: Novena festiva ANIMAÇÃO: Desfile das princesas SEGUNDA 16-03: Homenagem dos Jovens, PJ, PJR, Bom Princípio e Santa Maria. 3º TRÍDUO: “Somos igreja em missão” SUBTEMA: “ A missão do Cristão é anunciar” ( Mt 28, 16-20) 12:00 HS: Ofício de São José 19:00 HS: Novena Festiva ANIMAÇÃO: Barracas e Louvor TERÇA 17-03: Homenagem da Saúde, idosos, Assistência social, Cultura e Algodões. SUBTEMA: “A comunidade é chamada a continuar a missão de Jesus” (Mt 10, 5-10) 12:00 HS: Ofício de São José 19:00 HS: Novena festiva ANIMAÇÃO: Baile da Saudade QUARTA 18-03: Homenagem das comunidades, visitantes e filhos da terra SUBTEMA: “Somos chamados a concretizar o Reino de Deus” (Lc 10, 1-11) 08:30 HS: Missa para pais e padrinhos seguida de batizados 12:00 HS: Ofício de São José 19:00 HS: Novena Festiva ANIMAÇÃO: Leilão comunitário e sorteio de prêmios. QUINTA 19-03: Solenidade de São José 9:00 HS: Celebração Eucarística de encerramento das festividades. 10:30 HS: Procissão da fé e descerramento da bandeira. 18:00 HS: 60 badaladas no Sino da capela e queima de fogos.

ACIDENTE COM VITIMA FATAL EM ARNEIROZ

Uma colisão entre carro e motocicleta com frente ao Hospital de Arneiroz, na entrada da cidade, foi registrada por volta das 19 horas desta terça-feira, 10, tendo como vítimas, duas pessoas, um homem e uma mulher, que são casados.

Juciene Nunes de Sousa, 34, conhecida como Baixinha, que estaria na garupa da moto, faleceu ao dá entrada na emergência do Hospital de Arneiroz. Ela sofreu afundamento de crânio, segundo a equipe médica de plantão. A moto fan, 125, vermelha, placa OCE 8930, Inscrição de Arneiroz, ano 2011, que era pilotada pelo esposo da vítima fatal, Francisco Moreira da Silva, 44, conhecido como Homim, ficou completamente destruída. Ele teve fratura exposta no braço direito e escoriações pelo corpo, sendo transferido para o Hospital Regional de Tauá. O veículo Fiat Doblo, de cor prata, placas OIN 3143, pertencente ao Programa Saúde da Família - PSF, da Secretaria de Saúde, da prefeitura de Aiuaba, era conduzida pelo motorista Ricardo de Antonio do Carmo, que seguia numa reta com sentido a Tauá.
foto:Junior Oliveira
Segundo informações, o condutor da moto teria adentrado com sentido a Cidade de Arneiroz, invadindo a preferencial no Trevo, que fica com frente ao Hospital da Cidade, vindo a acontecer o acidente.

A mulher trabalhava no Hospital de Arneiroz e tinha passado o dia no plantão. Ela trabalhava na lavanderia. O casal residia no sítio Abismo,zona rural de Arneiroz e estavam vindo pra cidade. A mãe de família deixa 4 filhos, 2 homens e duas mulheres. Ela era irmã do comerciante Gonçalo, proprietário da GL Relojoaria de Arneiroz.

No local do fato, muitos curiosos. A cidade está abalada com esta fatalidade. A Polícia Militar e Guarda Civil Municipal estão no local do acidente resguardando e controlando o transito na CE 176, enquanto aguarda  a PRE - Polícia Rodoviária Estadual para realizar a perícia.

O corpo da mulher se encontra no necrotério no Hospital de Arneiroz aguardando o Rabecão da Períca Forense de Tauá. via blog do edy

segunda-feira, 9 de março de 2015

TEM INICIO HOJE A FESTA DE SÃO JOSÉ PADROEIRO DO GAVIÃO.

FOTOS: PM DA SILVA
FOTOS: PM DA SILVA
TEM INÍCIO  HOJE DIA 9 DE MARÇO, A FESTA DE SÃO JOSÉ PADROEIRO DO DISTRITO DE GAVIÃO PARAMBU. ABERTURA COM SANTA MISSA E HASTEAMENTO DA BANDEIRA. CELEBRANTE: PE.CHAGAS, COM BOM NÚMERO  DE FIEIS NA IGREJA. E CONTINUA A FESTA DE SÃO JOSÉ ATÉ DIA 19 DE MARÇO. VISITE AS NOVENAS DO NOSSO PADROEIRO!

PARA METADE DA CÂMARA, RELAÇÃO COM DILMA É RUIM

Metade dos parlamentares na Câmara considera ruim ou péssima a relação entre Executivo e Legislativo e não vê perspectiva de melhora nos próximos três meses. É o que constata a primeira pesquisa de avaliação do governo Dilma Rousseff na Câmara feita pela consultoria Arko Advice. Para o levantamento, obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, foram ouvidos 102 deputados de 20 partidos.
O levantamento foi feito entre os dias 24 e 26 de fevereiro. Nessa semana, o estresse já tomava conta do Congresso, diante da expectativa dos pedidos de investigação de políticos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Mas o clima em Brasília ainda iria se deteriorar mais, com a crise deflagrada entre o governo Dilma e a cúpula do PMDB e, na última sexta-feira, a abertura de inquéritos contra 12 senadores e 22 deputados suspeitos de ligação com o esquema de corrupção na Petrobras.
"A pesquisa reflete um momento de tensão em que o governo já enfrentava diversas dificuldades na Câmara", diz o analista sênior da Arko Advice, Cristiano Noronha, responsável pelo levantamento, em conjunto com Murillo de Aragão, diretor da consultoria. Mas para Noronha, se os deputados ouvidos fossem entrevistados na semana que passou, a avaliação do governo teria sido ainda pior.
"O fato de que metade dos deputados avalia como ruim ou péssima a relação do Legislativo com o governo é uma sinalização clara de que a presidente Dilma precisa urgentemente mudar não somente a sua postura - ou seja, com mais diálogo e compartilhamento das decisões -, como também uma possível mudança de pessoas na articulação com o Congresso", explica o analista da Arko Advice.
(com Estadão Conteúdo)