domingo, 20 de março de 2016

NIVEL DE REJEIÇÃO A LULA ATINGE RECORDE DIZ PESQUISA DATAFOLHA

A taxa de rejeição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atinge nível recorde, de 57%, segundo pesquisa do Datafolha, publicada neste domingo (20). Em novembro do ano passado, 47% dos entrevistados disseram que não votariam em Lula caso se candidatasse. O dado também é recorde entre candidatos à presidência, superando inclusive a rejeição ao peemedebista Ulysses Guimarães na campanha de 1989, até então o maior índice de rejeição, que era de 52%. Por outro lado, quando perguntados sobre qual foi o melhor presidente que o Brasil já teve, Lula lidera com 35% das respostas, à frente de FHC, com 16%, entre outros.
A pesquisa também apurou que para 68% dos entrevistados, Lula aceitou o cargo de ministro-chefe da Casa Civil no governo de Dilma Rousseff com o objetivo de obter foro privilegiado, de modo a escapar de ser julgado em primeira instância nas investigações da Operação Lava Jato. O juiz Sergio Moro “agiu bem” ao obrigar o ex-presidente a depor na Polícia Federal dia 4 de março, ante 13% das respostas com “agiu mal”, segundo o Datafolha.
Em relação ao desempenho do governo com Lula no ministério, 36% responderam que a gestão Dilma deve piorar e 38% acreditam que nada mudará. A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de março, com 2.794 entrevistados em 171 municípios.

sábado, 19 de março de 2016

CREDE 15 ABRE VAGA PARA COORDENADOR DA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DE PARAMBU

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 15 torna pública esta Chamada, visando ao preenchimento de vaga ao cargo de coordenador  Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Filomeno Noronha, município de Parambu.

Os interessados devem dirigir-se à sede da Crede 15, no período de 21 à 31 de março e de 01 a 04 de abril no horário de 08h às 12h e de 13h30 às 17h30.


Assessoria de Comunicação da Seduc

sexta-feira, 18 de março de 2016

GILMAR MENDES DECIDE HOJE SE LULA PODE OU NÃO SER MINISTRO DA CASA CIVIL

A nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a chefia da Casa Civil da Presidência sofreu ontem seu primeiro revés e está ameaçada pela Justiça de não se concretizar. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, anunciou que decidirá hoje sobre a maior parte das ações que ingressaram na Corte questionando a entrada de Lula na Esplanada. Quase todas elas encampam a tese de que ele usará o cargo para se blindar do juiz Sérgio Moro. Pela manhã, o juiz Itagiba Catta Preta Neto, do Distrito Federal, determinou a suspensão da posse, mas a liminar dele foi derrubada à noite. Também ontem, a juíza Regina Coeli Formisano, do Rio de Janeiro, deferiu liminar pedida em ação popular dos advogados Thiago Schettino Gondim Coutinho e Murilo Antônio de Freitas Coutinho proibindo a posse de Lula. 
Na cerimônia de posse, Dilma negou que tivesse nomeado o ex-presidente para conferir a ele a prerrogativa de ser investigado pela Procuradoria-Geral da República e julgado pelo Supremo Tribunal Federal. A reação nas ruas à nomeação do petista continuou ontem. O maior protesto ocorreu na Avenida Paulista, em São Paulo. Mas também foram registradas manifestações no Rio e em Brasília. No Supremo, o ministro Celso de Mello fez um pronunciamento em resposta à afirmação de Lula, em grampo divulgado pela Justiça, de que a Corte está “acovardada” em relação à Operação Lava Jato. “Esse insulto traduz reação torpe e indigna, típica de mentes autocráticas e arrogantes que não conseguem esconder o temor pela prevalência do império da lei e o receio pela atuação firme, justa, impessoal e isenta de juízes”, disse o ministro.
Ainda sem Lula oficialmente na articulação política, o impeachment de Dilma foi retomado ontem pela Câmara dos Deputados, que instalou Comissão Especial para analisar o afastamento da presidente. Um aliado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), adversário da petista, foi escolhido para relatar o processo. O Planalto também deu posse ontem a Mauro Lopes na Secretaria de Aviação Civil, numa tentativa de manter o apoio do PMDB. Mas os principais líderes do partido, entre eles o vice-presidente Michel Temer, fizeram questão de não comparecer à cerimônia. Os peemedebistas também anunciaram que vão antecipar o processo decisório para saber se permanecem oficialmente com Dilma ou abandonam de vez o governo. Hoje, grupos de apoio à presidente prometem sair às ruas do País para defendê-la do impeachment.
site:istoé

quinta-feira, 10 de março de 2016

EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO ASSINAM MANIFESTO REPUDIANDO ATOS DE AGRESSÃO CONTRA JORNALISTA

As principais entidades representantes das empresas de comunicação do País assinaram um manifesto conjunto repudiando os atos de violência pelos quais jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas vêm sendo vítimas nas últimas semanas. 

Divulgada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), a nota explica que, nos últimos dias, uma sucessão de atos de intimidação e de agressões vem sendo praticados contra jornalistas no exercício da profissão.

A nota pública diz ser ‘inaceitável que as empresas sejam obrigadas a colocar em prática esquemas especiais de proteção a seus repórteres, jornalistas, cinegrafistas, fotógrafos e técnicos’.

“É importante lembrar que toda ação individual ou coletiva que busque dificultar o trabalho da imprensa atenta contra o Estado Democrático de Direito”, diz a nota.

SITE: ISTOÉ

quarta-feira, 9 de março de 2016

TEM INÍCIO HOJE A FESTA DE SÃO JOSÉ PADROEIRO DO DISTRITO DE GAVIÃO-PARAMBU

FESTEJOS A SÃO JOSÉ-GAVIÃO PARAMBU
De 09 a 19 de março de 2016
"Prezados devotos de São José, convidamos você e toda a sua família para as festividades de nosso amado padroeiro. Iluminados com a PALAVRA DE DEUS e em comunhão com a IGREJA DE JESUS CRISTO, possamos juntos viver uma rica experiência de fé, de busca pelo bem e pela paz que liberta. Que este seja um tempo de graça, de devoção, fé e oração, encontros, partilha, doação e serviço. Guiados pelo ESPÍRITO SANTO, possamos neste tempo oportuno, realizar ações concretas na busca pela paz, a fim de que o REINO pregado por JESUS CRISTO aconteça e sejamos favorecidos pela bênçãos de Deus."
Fraternalmente,
Comunidade de Gavião
PROGRAMAÇÃO
ABERTURA
Dia 09/03/2016 (QUARTA)
Missa e Hasteamento da Bandeira
Visita durante o dia
Procissão (da casa de Dona França)
1ª noite do novenário
Dia 10/03/2016 (QUINTA)
19:00h - Novena de São José
Homenagem dos trabalhadores
Responsável: Cícero
Dia 11/03/2016 (SEXTA)
19:00h - Novena de São José
Homenagem às famílias
Dia 12/03/2016 (SÁBADO)
19:00h - Novena de São José
Homenagem das Comunidades
Leilão
Comunidades convidadas: Salgado e Algodões
Dia 13/03/2016 (DOMINGO)
19:00h - Novena de São José
Responsáveis: Juventude
Grupo Mensageiros da Paz
Comunidade convidada: Bairro Brasília
Dia 14/03/2016 (SEGUNDA)
19:00h - Novena de São José
Dia dos Motoqueiros
Responsável: Abraão
Dia 15/03/2016 (TERÇA)
19:00h - Novena de São José
Responsáveis: Funcionários Públicos e Catequese
Dia 16/03/2016 (QUARTA)
19:00h - Novena de São José
Homens do Terço
Rifa
Responsável: Diácono Manoelzinho
Dia 17/03/2016 (QUINTA)
19:00h - Novena de São José
Responsáveis: Ministros da Eucaristia
Adoração ao Santíssimo
Dia 18/03/2016 (SEXTA)
19:00h - Novena de São José
Responsáveis: Mulheres do Ofício e Idosos
Confissão
Dia 19/03/2016 (SÁBADO)
9:00h - ENCERRAMENTO COM SANTA MISSA
Responsáveis: Mulheres do Ofício e Idosos
Confissão 

terça-feira, 8 de março de 2016

PADRASTO ESPANCA BEBÊ DE 1 ANO E 6 MESES ATÉ A MORTE POR CAUSA DO CHORO DA CRIANÇA EM SOBRAL


Um bebê de um ano e dois meses foi espancado até a morte pelo padrasto, em Sobral. O homem foi preso em flagrante nesta terça-feira, 8, e confessou o crime, alegando ter sido motivado pelo incômodo do choro da criança.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o padrasto da criança é Antônio Erimar Doreteu Rocha, 20 anos. Ele não possuía antecedentes criminais. A bebê foi identificada como Vitória Glória Tavares Rocha.
O crime ocorreu por volta das 23h30min desta segunda-feira, 7. Cerca de duas horas depois, o suspeito foi até a delegacia solicitar a guia cadavérica do corpo, informando que a criança havia caído da cama e, consequentemente, morrido. Segundo a SSPDS, os policiais foram até o Hospital Regional, onde o corpo da vítima estava, verificar o fato. Lá, receberam informações de que a menina tinha dado entrada no local morta, com marcas de espancamento pelo corpo.

Ao ser questionado pela Polícia, Erimar confessou o crime e falou sobre a motivação. Os dois estavam sozinhos na casa da família, no bairro Terrenos Novos.

A mãe da vítima está em outro hospital da cidade, com o outro filho - recém nascido. Antônio Erimar foi autuado por homicídio triplamente qualificado por motivo fútil e meio cruel, com base no Artigo 121 do Código Penal.

Site: O Povo Online

FORTE CHUVA ALAGA RUAS E FAZ VÍTIMA DE AFOGAMENTO EM CRATEÚS

Uma forte chuva repentina causou surpresa a população de Crateús por volta das 19 horas de terça-feira (08).

A chuva, que durou cerca de duas horas inundou grande parte das ruas do centro da cidade, além de causar uma vítima de afogamento, um sapateiro de 55 anos identificado por Jonas Januário do Nascimento que residia na rua Francisco Coelho no bairro Fátima I, que atravessava a rua Padre Cícero conduzindo uma bicicleta e foi arrastado pelas águas até cair num bueiro sendo encontrado 10 minutos depois pelo corpo de Bombeiros já sem vida.

Ainda não foram disponibilizadas as informações da quantidade em milímetros da chuva em Crateús nesta noite pela FUNCEME, mas de acordo com populares atingiram mais de 100 milímetros.

Veja imagens enviadas por internautas:


Editor: Nathan Loyola

TRE NOMEIA JUIZ PARA A 90ª ELEITORAL DE PARAMBU

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Dr. Abelardo Benevides Moraes baixou Portaria nomeando o novo Juiz Eleitoral da 90ª Zona, no município de Parambu, que será o responsável pela organização e condução das eleições municipais de 2016.
Veja a Portaria
PORTARIA N.º 203/2016
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 17, VIII, do Regimento Interno deste Tribunal, combinado com o art. 2º, da Resolução TRE/CE n.º 488/2012, RESOLVE designar o Dr. TÚLIO CRUZ NOGUEIRA, Juiz Substituto da Comarca de Parambu, para assumir a titularidade da 90ª Zona Eleitoral, sediada no referido município, a partir de 25 de fevereiro de 2016.
CIENTIFIQUE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
Fortaleza, 2 de março de 2016.
Desembargador
ANTÔNIO ABELARDO BENEVIDES MORAES
PRESIDENTE

segunda-feira, 7 de março de 2016

VAZAMENTO DE VIDEO ÍNTIMO DE ADOLESCENTE TERMINA EM PRISÃO EM ICÓ

Dois estudantes foram presos na tarde desse domingo (06/03) em Icó (cerca de 300 km de Fortaleza) após a divulgação de um vídeo íntimo de uma adolescente de 15 anos. Segundo os pais da vítima, o material foi enviado pelo aplicativo Whatsapp para o namorado de 21 anos e foi amplamente divulgado pelas redes sociais.
Após a denúncia, policiais da Delegacia Regional do município realizaram mandados de busca e apreensão que levaram à prisão de um casal de estudantes. Uma foi liberada após pagar fiança no valor de R$ 5 mil e responderá ao processo em liberdade. O outro continua preso. Além das prisões foram apreendidos um notebook, computadores e celulares.
O delegado plantonista Maurício Júnior analisou todos os celulares e encontrou o vídeo em pelo menos dois deles. Os estudantes presos foram autuados por “adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente”, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A pena prevista é de 1 a 4 anos de prisão e multa.
O namorado da adolescente alegou em depoimento que recebeu o vídeo, mas não o enviou a outras pessoas. A divulgação do vídeo íntimo teria ocorrido após ele perder o celular. O material apreendido será periciado e, segundo a polícia, outras pessoas poderão ser alvo de busca e apreensão domiciliar. Novas prisões também não estão descartadas.
Com informações de Richard Lopes.

domingo, 6 de março de 2016

5ª DELEGACIA SOFRE ATAQUE NA GRANDE FORTALEZA EM 3 DIAS

O 3º Distrito Policial de Fortaleza sofreu ataques na madrugada desta domingo (3). É o quinto ataque a delegacias da Grande Fortaleza nos últimos três dias. De acordo com policiais, de forma similar aos atentados anteriores, homens armados passam de carro em alta velocidade atirando contra o prédio. Ninguém ficou ferido.
Além dos ataques às delegacias, sete coletivos foram queimados desde quarta-feira e o prédio da secretaria de justiça também foi alvejado. A secretaria da Segurança tem cinco linhas de investigação sobre os ataques e realiza operação nas áreas que registraram as ações.
No 3º Distrito Policial, a portal principal, de vidro, foi destruída. Há também marcas de bala na parede externa da unidade.
Na manhã deste domingo, a delegacia recebeu um bloqueio provisório com tapumes. A polícia diz que reforçou as buscas pelos suspeitos, mas ninguém foi preso.
Entrada da delegacia foi bloqueada com tapume (Foto: André Alencar/TV Verdes Mares)Entrada da delegacia foi bloqueada com tapume (Foto: André Alencar/TV Verdes Mares)
Ataque em Caucaia
O 23º Distrito Policial, localizado no Conjunto Nova Metrópole, no município de Caucaia, distante 15,8 quilômetros de Fortaleza, foi alvo de tiros na madrugada deste sábado (5). No momento da ação apenas um inspetor e um preso estavam no local. Ninguém ficou ferido.

Segundo inspetor de plantão no 23º DP, por volta de 0h45, um carro parou em frente à delegacia e homens desceram atirando em direção ao prédio. Os tiros atingiram as paredes da delegacia e a porta de vidro que dá acesso ao local, esta ficando estilhaçada. Ainda não ouve perícia no local, mas o policial constatou, pelas marcas, o uso de armas do calibre 12, ponto 40 e 380. Ele acredita que foram mais de 15 disparos.
Outros ataques a prédios públicos
Na noite de quinta-feira (3), suspeitos armados atiraram contra o prédio do 19º DP, localizado no Bairro Conjunto Esperança, em Fortaleza, por volta das 19h30. Devido aos disparos, as portas do prédio ficaram destruídas. O grupo fugiu e ninguém foi preso. Imagens da câmera de segurança da delegacia do 19º DP mostram que os criminosos passaram em um carro em frente a unidade policial minutos antes para observar a movimentação
Três horas depois do ataque ao 19º DP, o 27º Distrito Policial localizado no Bairro Henrique Jorge, também na capital, foi atacado. De acordo com a Polícia Militar até uma granada foi encontrada no local. Ela não explodiu e ninguém ficou ferido.
O prédio da Secretaria de Justiça (Sejus), localizado no Centro da capital, também foi alvo de disparos, o caso aconteceu na madrugada de quinta-feira (3). Quatro homens em um carro atiraram 10 vezes contra o local. Na quinta-feira pela manhã, uma perícia foi feita no prédio.
Ônibus é incendiado no Bairro Parque São Vicente, em Fortaleza (Foto: André Alencar/ TV Verdes Mares)Ônibus é incendiado no Bairro Parque São Vicente, em Fortaleza (Foto: André Alencar/ TV Verdes Mares)
Ataques a ônibus
Um ônibus foi incendiado na noite desta sexta-feira (4) no Bairro Parque São Vicente, na região do Grande Bom Jardim, em Fortaleza. É o sétimo ataque a coletivo registrado nesta semana na cidade.

Segundo a polícia, quatro suspeitos pararam o veículo que fazia a linha Parque São Vincente na Rua Franciscanos, mandaram os passageiros descerem e atearam fogo.

Ainda de acordo com a polícia, equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local para conter as chamas, mas houve perda total do veículo. Policais disseram também que as quatro pessoas suspeitas de participar do crime já foram identificadas, mas, até a manhã deste sábado (5), ninguém foi preso.

Operação
Uma operação da Polícia Civil e Militar foi montada após uma reunião que discutiu com os órgãos de segurança pública nesta sexta-feira (4) os recentes ataques a ônibus e prédios públicos como o da secretaria de Justiça e delegacias de Fortaleza.

Segundo o Comando de Policiamento da Capital, dezenas de policiais foram direcionados às regiões dos 19º e 27º Distritos Policiais, nos Bairros Henrique, Conjunto Esperança e adjacências.
 SITE: G1

HOMICÍDIO SEGUIDO DE LESÃO CORPORAL ACONTECEU NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS

Mais um homicídio aconteceu em Crateús, desta vez quando dois elementos desconhecidos trajando roupa preta chegaram em uma motocicleta Honda Bros Preta por volta das 21 horas de sábado, 05, na rua Norberto Ferreira no bairro São Vicente, e executaram um homem identificado por Francisco Denis Gomes da Silva de 26 anos, que reside no Bairro Terra Livre em Crateús.

No momento, outra pessoa identificada por Antonio Talysson Sousa Rodrigues de 20 anos que reside Santa Luzia também em Crateús, foi foi alvejado com alguns tiros, sendo atingido na mão, nas costas e nas pernas, porém nenhum letal. Após matar a vítima e lesionar a outra, os indivíduos fugiram e tomaram rumo ignorado. O corpo da vítima foi levado para o IML da cidade de Tauá.
No local do crime foram encontrados vários cartuchos deflagrados calibre . 40.

A polícia realiza diligências para localizar e prender os autores.

Em Independência, estudante é lesionado à bala

Ainda neste sábado, 05, um estudante residente no bairro Liberdade em Independência, identificado por Lucas Emanoel Camelo de Sousa, de 18 anos, foi abordado por volta das 20h30min no Conjunto Santa Rita no município por dois elementos a pé que efetuaram cerca de 6 tiros, sendo atingida em várias partes do corpo,onde foi transferida para Crateús e em seguida para Sobral.

Os autores fugiram.
Editor: Nathan Loyola
SITE: SERTÕES DE CRATEÚS

sábado, 5 de março de 2016

PORTA DO INSTITUTO LULA É FICHADA COM FRASES CONTRA O EX-PRESIDENTE

A porta da garagem do Instituto Lula, localizado na rua Pouso Alegre, no Ipiranga, zona sul da capital paulista, foi pichada na noite dessa sexta-feira (04/03) com frases ofensivas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A pichação ocorreu após um dia tumultuado, em que Lula foi o alvo da 24ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Aletheia. O Instituto Lula foi um dos locais vasculhados pela Polícia Federal nas primeiras horas da manhã. Cerca de 60 policiais levaram computadores, celulares e pendrives. Também vasculharam o teto e reviraram arquivos.
“Lula ladrão. Basta de corrupção. Sua hora chegou corrupto”, dizem as frases escritas na porta.
Um homem que acabara de visitar o amigo na unidade do Hospital São Camilo no bairro testemunhou a pichação.
“Eram três garotos e uma menina. Eles picharam a porta tranquilamente. Enquanto escreviam, motoristas passaram e xingaram o Lula”, conta Fábio H., que prefere não ter o sobrenome revelado. Segundo Fábio, que fotografou a porta com as frases, não havia policiais ou seguranças particulares por perto na hora em que o grupo agiu.
No dia 31 de julho do ano passado, o Instituto Lula foi alvo de um ataque a bomba. Durante a madrugada, uma bomba caseira foi arremessada em direção à sede do instituto e deixou um buraco na porta da garagem, a mesma agora pichada. Não houve feridos.
Em agosto, o então ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, determinou que a Polícia Federal investigasse o ataque. Antes da determinação, as apurações eram feitas pela Polícia Civil de São Paulo.
Oficialmente, o Instituto Lula é uma instituição sem fins lucrativos criada após a saída do ex-presidente do poder principalmente para compartilhar experiências de políticas públicas de combate à fome e à pobreza com os países da África, promover a integração da América Latina e ajudar a fazer o resgate da história da luta pela democracia no Brasil.
Segundo o Ministério Público Federal, grandes empreiteiras investigadas na Lava Jato por desvio de recursos por meio de contratos com a Petrobras seriam as maiores doadoras do instituto.
Com informações da Folha de São Paulo.

sexta-feira, 4 de março de 2016

LULA NÃO ESTÁ ``ÍMUNE À INVESTIGAÇÃO´´,DIZ MORO EM DESPACHO

O juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava-Jato, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está "imune à investigação" ao decretar a condução coercitiva do petista. "Embora o ex-presidente mereça todo o respeito, em virtude da dignidade do cargo que ocupou (sem prejuízo do respeito devido a qualquer pessoa), isso não significa que está imune à investigação, já que presentes justificativas para tanto", escreveu Moro, no despacho que deflagrou nesta sexta-feira, a Operação Aletheia.
O ponto mais alto da Lava-Jato até aqui, a força-tarefa do Ministério Público Federal afirmou que investigação sobre o ex-presidente "não constitui juízo de valor sobre quem ele é ou sobre o significado histórico dessa personalidade, mas sim um juízo de investigação sobre fatos e atos determinados, que estão sob suspeita".
— Dentro de uma República, mesmo pessoas ilustres e poderosas devem estar sujeitas ao escrutínio judicial quando houver fundada suspeita de atividade criminosa, a qual se apoia, neste caso, em dezenas de depoimentos e ampla prova documental — informa a Procuradoria.
Os mandados da Operação Aletheia estão sendo cumpridos em endereços do ex-presidente Lula, do seu filho, Fabio Luís Lula da Silva, do Instituto Lula, e em outros locais ligados a eles. Ela foi deflagrada com base em investigações sobre a compra e reforma de um sítio em Atibaia frequentado pelo petista, o fato de sua mudança ter sido transportada para o local e a relação desses episódios com empreiteiras investigadas na Lava-Jato, além da relação dele com um tríplex no Guarujá reformado pela OAS.
São investigados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros praticados por diversas pessoas no contexto do esquema criminoso revelado pela Lava-Jato que envolve pagamento de propina por grandes empreiteiras em troca de obras na Petrobras a partidos políticos.
A investigação que atinge em cheio o principal nome do PT ocorre um dia depois de vir à tona a delação do ex-líder do governo no Senado Delcídio Amaral (PT-MS), na qual o parlamentar afirma que a presidente Dilma Rousseff teria atuado para interferir nas investigações no Judiciário e que Lula teria pedido para ele procurar o filho de Nestor Cerveró para evitar que o ex-diretor da estatal não implicasse José Carlos Bumlai.
SITE: ZERO HORA

quarta-feira, 2 de março de 2016

WhatsApp PODERÁ DEIXAR DE FUNCIONAR MAIS UMA VEZ NO BRASIL

O aplicativoWhatsApp poderádeixar de funcionarmais uma vez no Brasil.
A informação foi divulgada pelo delegado Fabiano Barbeiro, que solicitou o bloqueio do app no ano passado, em entrevista à Rádio Câmara nesta semana. Porém, ele não falou em que período do ano isso pode ocorrer.
Conforme informou o delegado, a falta de cooperação da empresa em uma investigação ao Primeiro Comando da Capital (PCC) seria o motivo da suspensão do serviço de troca de mensagens. Outra medida possível é a responsabilização criminal de representantes da empresa no País.
Conforme informações do site da Câmara dos deputados, na terça-feira, 1º de março, o assunto foi debatido durante audiência pública realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos – por coincidência, no mesmo dia em que a Polícia Federal (PF), cumprindo determinação da justiça de Sergipe (SE),prendeu, pelo mesmo motivo, o vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Dzodan. Para quem não sabe, o Facebook é a empresa dona do aplicativo WhatsApp.
"Eu não consigo conceber o fato ou a alegação de que a empresa não tenha capacidade técnica de atender esse pedido, isso para mim é completamente improvável. O que eu acredito, sim, é que existem razões comerciais para que ela mantenha esta resistência. Eu não acho isso justo, não acho isto válido e não acho que isso deve sobrepor às nossas leis, ao nosso Poder Judiciário, ao nosso estado democrático de direito e nem tampouco a nossa soberania nacional”, disse o delegado durante entrevista à Rádio Câmara.
Bloqueio do app no Brasil
A mesma situação aconteceu no fim do ano passado, quando a Justiça determinou o bloqueio do WhatsApp por 48 horas.
SITE: O POVO Online

terça-feira, 1 de março de 2016

VICE-PRESIDENTE DO FACEBOOK NA AMÉRICA LATÍNA É PRESO EM SP

O vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Dzodan, foi preso nesta terça-feira, 1º, pela equipe da Polícia Federal da Delegacia de Repressão Entorpecentes/SP depois de desembarcar em São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos. Ele estava a caminho do trabalho, Zona Sul da capital paulista.
O responsável pela liberação da ordem de prisão preventiva, ou seja, quando não há prazo para a soltura, foi o juiz de Sergipe, Marcel Maia Montalvao, da comarca criminal de Lagarto. O motivo foi o descumprimento de ordem judicial.
Os investigadores alegam que a decisão teria relação com o descumprimento da ordem judicial para a empresa de tecnologia quebrar o sigilo de mensagens de investigados  envolvidos em tráfico de drogas.
As mensagens foram trocadas pelo aplicativo Whatsapp, de propriedade do Facebook.
Veja nota emitida pela Polícia Federal
"Na manhã de hoje, 01/03, na cidade de São Paulo/SP, Policiais Federais deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pelo Juízo Criminal da Comarca de Lagarto/SE, Dr. Marcel Maia Montalvão, em face de cidadão argentino residente no Brasil, representante do Facebook para a América do Sul.

Tal prisão foi representada pela Polícia Federal do Estado Sergipe, considerando o reiterado descumprimento de ordens judiciais em investigações que tramitam em segredo de justiça e que envolvem o crime organizado e o tráfico de drogas".
SITE: O POVO Online