sexta-feira, 24 de abril de 2015

MANIFESTAÇÃO CONTRA EUTANÁSIA DE ANIMAIS NO CCZ DE FORTALEZA

Em 2014, 8.450 animais foram eutanasiados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Fortaleza. A saúde destes animais e o processo de eutanásia são alvos de denúncias de ativistas de proteção aos animais. 

Um grupo realizou manifestação na tarde de ontem em frente ao CCZ contra as práticas e pedindo o “fim da matança”. Segundo o grupo, animais sadios estão sendo mortos, os exames de calazar são ineficientes e a forma de eutanasiar os animais é cruel.

Os representantes do CCZ negaram veementemente todas as acusações. Segundo Rosania Ramalho, coordenadora do Centro, os procedimentos seguem os protocolos do Ministério da Saúde com o uso de tranquilizante, anestésico e medicamento para causar a morte.

Ela complementou que há três perfis de animais albergados no CCZ: em estado terminal, agressores com suspeita de raiva ou com comprovação por meio de dois exames da leishmaniose, o calazar.

Grupo de trabalho
O grupo de ativistas - que contou com a participação de pessoas que invadiram o Instituto Royal, em São Paulo, em 2013, em ação contra testes em animais - teve reunião no Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) na manhã de ontem. 

Segundo o promotor Raimundo Batista de Oliveira, as denúncias recebidas são de que o CCZ estaria contrariando uma liminar judicial e eutanasiando animais sadios. O promotor comentou que será analisada uma proposta de reunião entre MP e Prefeitura sobre o tema.

Na tarde de ontem, em encontro entre ativistas e funcionários do Centro, foi formado um grupo de trabalho para discutir e elaborar propostas e melhorias para o bem-estar e saúde dos animais. Uma reunião foi marcada para a manhã de hoje.

Adriana Khouri, da Federação das Organizações protetoras dos animais de São Paulo (FAO), ressaltou dois projetos de lei federais que estão prontos para serem votados e versam acerca da morte dos animais nos Centros e a vacinação contra a leishmaniose animal.

Cobranças sobre o projeto de parceria para castração de animais entre Prefeitura e Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a entrega do Hospital Veterinário também foram lembradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário