Como acontece desde 2008 nesta época do ano, desenhos misteriosos surgiram em uma plantação de trigo na pequena Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina. Oagroglifo, como os especialistas chamam as figuras geométricas que aparecem em plantações, foi visto neste sábado pela manhã na localidade de Vista Alegre, no interior do município.
Ufólogos e pesquisadores estudam o tema, porém os desenhos ainda são um mistério e promovem discussão na cidade de 11,5 mil habitantes. Alguns acreditam em extraterrestres, outros apostam em uma brincadeira. O ufólogo Ademar José Gevaerd, editor da Revista Ufo, que pesquisa os agroglifos na cidade postou em sua rede social que se dirigia ao município para verificar o fenômeno.
FONTE: SITE ZERO HORAS
sábado, 31 de outubro de 2015
MORRE AOS 93 ANOS O EX-GOVERNADOR E SENADOR DO PIAUÍ LUCIDIO PORTELA
Morreu no fim da tarde desta sexta-feira (30) o ex-governador do Piauí Lucídio Portela Nunes, aos 93 anos. Segundo informações da assessoria de imprensa da deputada federal Iracema Portela, filha do ex-político, Lucídio estava na clínica do filho, para onde ia todos os dias, quando passou mal e veio a falecer em questão de minutos. O velório acontece na Assembleia Legislativa do Piauí a partir das 21h e o enterro será nesse sábado(31), às 12h, no cemitério Jardim da Ressurreição.
Imagens publicadas pela deputada Iracema no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Natural de Valença, no interior do Piauí, Lucídio Portela era médico e foi governador do estado entre os anos de 1979 a 1983, vice-governador entre os anos de 1987 e 1991 e senador por um mandato entre os anos de 1991 e 1999. Era irmão mais velho do também ex-governador, ex-senador e ex-deputado do Piauí, Petrônio Portela.
A deputada Iracema Portela usou seu perfil oficial no Facebook para comunicar a morte de seu pai. Em um texto de poucas linhas, a parlamentar exaltou Lucídio como um exemplo de seriedade e disse sentir orgulho do pai.
"Cumpro aqui o doloroso dever de comunicar o falecimento do meu querido pai, ex-governador Lucídio Portella, no fim da tarde de hoje, aos 93 anos. Por toda a sua vida, meu pai foi exemplo de seriedade, dignidade e respeito, e até hoje, por onde ando, as pessoas falam dele com carinho, lembram do seu grande trabalho pelo Piauí. Mesmo sem conseguir falar muito agora, preciso dizer do meu orgulho por ser sua filha", postou.
A prefeitura de Teresina divulgou nota de pesar pela morte de Lucídio Portela. "Aos 93 anos, Lucídio Portela foi exemplo de um homem público amigo, sereno e responsável. Nesse momento de dor, a administração municipal se solidariza com os amigos e familiares, em especial a deputada federal Iracema Portela, sua filha, e o senador Ciro Nogueira, seu genro, ao mesmo tempo em que enaltece a sua importância para a política piauiense".
Quem também divulgou nota de pesar pela morte de Lucídio foi o governo do Piauí, que declarou luto oficial de três dias. “Neste momento doloroso, em nome do povo do Piauí, decretamos Luto Oficial por três dias. À família enlutada, externamos nossos sentimentos e a nossa solidariedade, dividindo a sua angústia e a sua dor, rogando a Deus que a reconforte nessa grande perda”.
FONTE: SITE G1
SETE VEREADORES DE MOMBAÇA E REDENÇÃO ESTÃO NA MIRA DO TRE POR INFIDELIDADE PARTIDÁRIA
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará recebeu, nesta quinta-feira, 29/10, sete Representações ajuizadas pelo Ministério Público Eleitoral, que requerem a perda de mandato de vereadores dos municípios de Mombaça e Redenção, por infidelidade partidária. O presidente do TRE-CE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, já autorizou a distribuição automática dos processos, que ficarão sob a relatoria do juiz Antônio Sales de Oliveira, membro do Pleno do Tribunal.
Seis vereadores de Mombaça trocaram o PSD pelo PMDB, e, em Redenção, uma vereadora desfiliou-se do PSD e foi para o PR. Os vereadores representados foram Wanderley Cavalcante, Fernando Antônio Alves de Alencar, José Ronaldo Marques, Francisco Iranildo Marques Araújo, Rocky Almeida Siqueira e Antônio José do Ó Marques, de Mombaça, e Francisca Domingos do Nascimento Souza, de Redenção.
FONTE: CEARÁ AGORA
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
TEVE INICIO A 10° FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR E SÓCIO ECONOMIA SOLIDÁRIA DE PARAMBU
Começou nessa quinta feira, 29 de outubro, a 10ª Feira da Agricultura Familiar e Sócio Economia Solidária em Parambu.
O Evento que é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Parambu, acontece todos os anos e promove a exposição de produtos da nossa terra, produzidos pelos agricultores do município.
A importante FEIRA será realizada nos dias 29, 30 e 31, movimentando o município nesses três dias.
Durante esse período, milhares de pessoas passam pelo local, para observar, prestigiar e comprar os produtos expostos por mais de 50 feirantes.
Produtos originalmente produzidos no grupo familiar, como, goma, farinha, doces diversos, mel de abelha, frutas, carnes bovina, caprina e suína; galinha caipira, ovos, queijo e grande diversidade de peças do artesanato local.
A programação incluem, alem da comercialização, a parte cultural e os momentos de formação com palestras e seminários com temas ligados a agricultura.
O evento é tem o apoio da Administração Construindo Um Novo Tempo.
A programação:
Dia 30/10/2015
8h - Seminário sobre linha de credito PRONAF
10h - Palestra sobre mandalas.
19h - Segunda noite cultural com de capoeira, seresta ao vivo com Flavio e Iran e Banda Raiz.
Dia 31/10/2015
8h - Seminário sobre credito fundiário
10h - Palestra sobre programas de aquisição de alimentos PAA e PNAE
19h - Encerramento oficial da feira e terceira noite cultural.
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
ESTADO BRASILEIRO É DENUNCIADO À OEA POR VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS
FOTO: ARQUIVO PESSOAL |
No último dia 6 de agosto, um radialista foi morto a tiros enquanto apresentava um programa em Camocim, no Ceará. O relógio da Liberdade FM marcava 12h40. Um homem rendeu a recepcionista e outro mandou o operador de áudio se abaixar. Gleydson Carvalho levou três tiros, um deles na cabeça.
A investigação apontou envolvimento de sete pessoas no crime – entre elas o tio e o sobrinho do prefeito de uma cidade vizinha. Conhecido pelas denúncias e cobranças contra políticos da região, Gleydson morreu por “falar demais”.
O caso de Gleydson não é isolado. De 2012 a 2014, houve 87 graves violações contra comunicadores no Brasil – 14 assassinatos, 18 tentativas de homicídio, 51 ameaças de morte e quatro sequestros. E em 74% dos casos há indícios de participação de agentes do Estado: policiais, políticos ou agentes públicos, aponta levantamento da associação Artigo 19, braço brasileiro de organização pró-liberdade de expressão sediada em Londres.
A violência continua em 2015. Apenas no primeiro semestre, um jornalista e três radialistas já foram mortos em decorrência de sua atividade profissional, e investiga-se a relação com a profissão em outros três homicídios.
A gravidade do cenário levou o Estado brasileiro a ser denunciado, na última sexta-feira, na CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), órgão ligado à OEA (Organização dos Estados Americanos).
“Ao não desenvolver políticas efetivas de garantia da liberdade de expressão de comunicadores, o Estado brasileiro viola suas obrigações internacionais e por isso foi denunciado nesta audiência”, afirmou Paula Martins, diretora-executiva da Artigo 19.
Ao lado da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e da Fitert (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão), a associação denunciou o Brasil por violação ao direito à liberdade de expressão, firmado na Convenção Americana de Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário desde 1992.
“Os números são expressivos, e mostram que o quadro é sistemático: as violações ocorrem em todas as regiões, e em cidades de todos os portes”, disse à BBC Brasil Júlia Lima, coordenadoras do programa de proteção e segurança da liberdade de expressão da Artigo 19.
Procurada pela BBC Brasil, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República diz que não se trata de uma denúncia contra o Estado brasileiro, mas “sim de uma solicitação de informações a respeito ‘da violação sistemática de direitos humanos de comunicadores nos últimos três anos'”.
Contra o senso comum
Em julho de 2012, o cronista esportivo Valério Luiz foi morto a tiros na saída da rádio Jornal 820 AM, de Goiânia. A apuração concluiu que ele foi morto pelas críticas que fazia à diretoria do Atlético Goianiense, um dos maiores times de futebol do Estado. O ex-vice presidente do clube foi acusado de encomendar o crime a dois policiais militares – todos esperam em liberdade pelo júri popular.
O levantamento dos casos, diz Lima, contraria a ideia de que esse tipo de violação seria mais comum em regiões menos desenvolvidas – o Sudeste, por exemplo, concentrou 28% dos ataques registrados de 2012 a 2014.
Usando metodologia própria, a Artigo 19 descobriu que a maioria dos episódios (83% do total) resultou da tentativa dos comunicadores (sobretudo jornalistas, radialistas e blogueiros) de promoverem investigações e denúncias sobre temas de interesse público.
Um deles foi Pedro Palma, morto em fevereiro de 2014 na porta de casa em Miguel Pereira, município de 25 mil habitantes na região serrana do Rio. Dono e único repórter do jornal local Panorama Regional, ele cobria corrupção (como o desvio de patrocínio para um festival de jazz que não ocorreu) e já havia sido alvo de ameaças.
E embora casos como o de Palma ainda tramitam na Justiça, o relatório apresentado na sessão da CIDH em Washington (EUA) indica que três em cada quatro violações tiveram envolvimento de agentes públicos.
“Não levamos em conta apenas as investigações oficiais. Entrevistamos pessoas envolvidas em cada caso, como familiares, colegas de profissão e autoridades, para chegar a essas conclusões”, diz Júlia Lima.
Em busca de soluções
As entidades consideram que o governo brasileiro está longe de oferecer segurança devida aos comunicadores. O relatório diz que houve avanços com a ação, entre 2013 e 2014, de um grupo de trabalho sobre o tema na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
“Ainda assim, passado mais de um ano da finalização dos trabalhos do grupo, nenhuma das recomendações foi implementada”, afirma o relatório da Artigo 19, Abraji e Fitert.
Entre as recomendações por cumprir estão a ampliação do Sistema Nacional de Proteção para incluir comunicadores ameaçados, a criação de um Observatório de Violência contra Comunicadores e a padronização da ação da segurança pública em manifestações, para evitar a violência nessas ocasiões.
“O Estado oferece um Programa de Proteção para Defensores de Direitos Humanos que, de maneira isolada, atendeu casos de comunicadores, mas sem inseri-los formalmente em sua estrutura, o que acarreta na ausência de medidas específicas para esse público e na falta de reconhecimento por parte dos comunicadores de que esse mecanismo poderá atendê-los”, diz o relatório.
Questionada pela BBC Brasil sobre isso, a secretaria, hoje parte do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, afirma que “os comunicadores que estão sofrendo ameaças em razão do exercício da profissão podem, sim, solicitar sua inclusão” no programa. Segundo o órgão, o “procedimento já está em pleno vigor” e já há profissionais da área sendo atendidos.
Outras entidades vêm lançando alertas ao governo brasileiro sobre o agravamento da situação. Em junho deste ano, após dois assassinatos de jornalistas em uma semana, a ONG internacional Repórteres sem Fronteiras divulgou carta aberta à presidente Dilma Rousseff pedindo “medidas concretas e efetivas” contra esse tipo de violência.
A ONG diz que o Brasil “fracassou” na tarefa de prover segurança a esses profissionais, e hoje é o terceiro país do Ocidente mais perigoso para trabalhadores de mídia, atrás apenas de México e Honduras.
A impunidade em relação aos crimes também é uma das principais preocupações. Segundo a Artigo 19, dos casos registrados em 2014, por exemplo, 61% estavam arquivados ou ainda em apuração um ano depois. Outro número a corroborar esse diagnóstico partiu do CPJ (Comitê para Proteção de Jornalistas), que classificou o Brasil em 2015 como o 11º país no mundo com maior índice de impunidade em crimes contra comunicadores, e o segundo na América Latina.
Próximos passos
Para as entidades que denunciaram o Brasil na OEA, é preciso ação conjunta para enfrentar esses crimes, como no caso no jornalista Rodrigo Neto, morto em março de 2013. Neto investigava a ação de grupos de extermínio na região do Vale do Aço, em Minas Gerais, e um fotógrafo que trabalhava com ele foi morto um mês depois.
A mobilização de órgãos estaduais e federais ajudou a prender o acusado de matar os dois profissionais – os eventuais mandantes, contudo, continuam em liberdade.
O objetivo da denúncia apresentada na semana passada nos EUA é que o Brasil seja instado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos a adotar as recomendações das entidades.
Um primeiro passo nesse sentido foi dado logo após a audiência, quando o relator especial para liberdade de expressão da comissão, Edison Lanza, decidiu pedir informações ao Estado brasileiro sobre o cenário de ataques contra comunicadores.
Com informações da BBC Brasil/ Londres
CORPO DE UM HOMEM ENCONTRADO EM PARAMBU É SEPULTADO COMO INDIGENTE EM TAUÁ
Será sepultado como indigente nesta quinta-feira, 29, no cemitério São Judas Tadeu em Tauá, o corpo de um homem aparentando 20 anos de idade, que foi encontrado no dia 25 de maio deste ano, na localidade de Santa Fé, Distrito do Cococi, Zona Rural de Parambu e que desde então estava no IML de Tauá, aguardando reconhecimento por parte de familiares, o que não aconteceu.
Apesar de mais de cinco meses de espera por parte IML na expectativa de que alguém o reconhecesse, a espera foi em vão, e na providência é realizar o sepultamento sem a identificação da vítima.
CARACTERÍSTICAS
O cadáver possuia algumas tatuagens na perna e no braço. No membro inferior o desenho de cartas de baralho e no membro superior estava estampado o nome de uma pessoa do sexo femino "Irene".
O CRIME
A vítima foi assassinada de forma cruel, pois foi algemada, teve os olhos perfurados e parte do corpo carbonizado.
Próximo do cadáver a chave das algemas foi encontrada, porém estava quebrada. O crime portanto permanece envolto em mistério.
FONTE: BLOG DO WILRISMAR HOLANDA
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
ASSALTO A CARRO FORTE DEIXA DELEGADO E POLICIAIS FERIDOS EM TIROTEIO EM QUIXADÁ
Um grupo de homens fortemente armados assaltou e explodiu um carro-forte blindado após render dois seguranças do veículo, no início da tarde desta quarta-feira, 28, na localidade Lagoa de São Miguel (distrito de Uruquê), no limite entre os municípios de Quixadá e Quixeramobim, 206, 1 km de Fortaleza.
A Polícia chegou no local dez minutos após o ataque, e o delegado Salviano de Pádua, além de três inspetores, foram baleados no confronto, de acordo com a Polícia Militar (PM) de Quizeramobim. A viatura foi atingida por cerca de 37 disparos.
Segundo Humberto Monteiro, da PM, o confronto ocorreu por volta das 12 horas, e os criminosos fugiram em três carros. Informações de policiais apontam que os veículos utilizados na fuga foram abandonados e um dos participantes do ataque está provavelmente morto. Os seguranças não tiveram ferimentos, e depois da explosão o carro-forte incendiou.
O delegado Pádua - titular da Polícia Civil de Quixeramobim - e os policiais civis, dois deles identificados como Emerson Pereira e Renato Cosmo, foram encaminhados ao Intituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.
Pádua foi baleado de raspão no ombro e no braço, mas passa bem, conforme informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os três outros policiais civis foram baleados no pescoço, braço e no abdômen. Emerson foi ferido por estilhaços e, assim como Renato, está no IJF. Ambos chegaram, no decorrer da tarde, em helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O delegado e o outro policial civil devem chegar ao hospital em ambulâncias.
"A quantia levada ainda não foi revelada. Os criminosos estavam fortemente armados, por isso foi preciso reforçar o policiamento", detalha Humberto. Foram acionados os policiais militares dos destacamentos de Boa Viagem, Senador Pompeu, Banabuiú, Choró, Ibaratema, Madalena, além de Quixadá. Os suspeitos fugiram em três veículos, um EcoSport prata, uma Hillux pata e uma L200branca, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.
Testemunha
Um motorista (nome preservado) de 28 anos, que passava pelo local durante a fuga dos criminosos, disse que um outro homem também foi feito refém. “Eu vi a confusão, e quando o carro deles se aproximava eu corri. Mandaram um motorista de uma Pajero branca sair e meteram ele no carro”, explica.
A testemunha disse que os criminosos chegaram a efetuar disparos contra um povoado próximo, a 20 km de Quixeramobim. “Um vigilante estava em cima do capô e o outro no para-brisa”, descreveu sobre o momento antes da chegada de uma viatura da Polícia.
FONTE: O POVO ONLINE
MEC DIVULGA GABARITO OFICIAL DO ENEM VEJA
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).
Confira abaixo:
GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (24/10)
- PROVA AMARELA (sábado)
- PROVA ROSA (sábado)
- PROVA AZUL (sábado)
- PROVA BRANCA (sábado)
GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (25/10)
- PROVA AMARELA (domingo)
- PROVA ROSA (domingo)
- PROVA AZUL (domingo)
- PROVA CINZA (domingo)
Confira abaixo:
GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (24/10)
- PROVA AMARELA (sábado)
- PROVA ROSA (sábado)
- PROVA AZUL (sábado)
- PROVA BRANCA (sábado)
GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (25/10)
- PROVA AMARELA (domingo)
- PROVA ROSA (domingo)
- PROVA AZUL (domingo)
- PROVA CINZA (domingo)
.
Os candidatos terão acesso às notas individuais do exame na primeira semana de janeiro. Neste período devem ser lançadas as vagas do Sisu, segundo o MEC.
As provas do Enem foram realizadas em todo o país no sábado (24) e no domingo (25). Elas tiveram correção extraoficial no G1 (confira a correção e gabarito extraoficial das provas aqui).
Para alguns estudantes, a impressão foi de que a prova foi "a mais difícil da história do exame". O G1 ouviu professores que analisaram a complexidade do Enem e concordam, ao menos em parte, com o sentimento dos candidatos.
(Veja como foi a cobertura em tempo real pelo país)
CORREÇÃO DO ENEM 2015
Com comentários dos professores do Cursinho da Poli, o G1 divulgou o gabarito extraoficial das questões das quatro cores de provas dos dois dias do exame. Para cada questão os professores elaboraram comentários e justificativas para embasar a escolha da alternativa.
Para alguns estudantes, a impressão foi de que a prova foi "a mais difícil da história do exame". O G1 ouviu professores que analisaram a complexidade do Enem e concordam, ao menos em parte, com o sentimento dos candidatos.
(Veja como foi a cobertura em tempo real pelo país)
CORREÇÃO DO ENEM 2015
Com comentários dos professores do Cursinho da Poli, o G1 divulgou o gabarito extraoficial das questões das quatro cores de provas dos dois dias do exame. Para cada questão os professores elaboraram comentários e justificativas para embasar a escolha da alternativa.
(Foto: Arte/G1)
PROVAS DE DOMINGO
O segundo dia de provas foi dedicado ao conjunto "Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática". Foram cinco horas e 30 minutos para resolver as 90 questões e produzir uma redação de até 30 linhas sobre o tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".
FONTE: G1
O segundo dia de provas foi dedicado ao conjunto "Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática". Foram cinco horas e 30 minutos para resolver as 90 questões e produzir uma redação de até 30 linhas sobre o tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".
FONTE: G1
PARAMBU:38 ESCOLAS DA ZONA RURAL SÃO BENEFICIADAS COM INTERNET BANDA LARGA
A Administração Construindo Um Novo Tempo, através do Programa “Banda Larga nas Escolas Rurais” vai implementar internet Banda Larga em diversas escolas da zona rural de Parambu.
Os estudantes da rede municipal de ensino de Parambu que estudam na zona rural serão beneficiados com o acesso à internet banda larga. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Educação na manhã dessa terça feira 27 de outubro de 2015.
Em Parambu serão contempladas 38 escolas municipais da zona rural, o que vai levar a inclusão de alunos e professores no universo digital. A apropriação dessa ferramenta facilitará o processo de ensino e aprendizagem.
A Administração Construindo Um Novo Tempo vem sempre investindo na melhoria do processo de ensino e aprendizado. A internet banda larga é uma ferramenta cada vez mais utilizada na aquisição de conhecimento.
“é um programa muito importante para a aprendizagem dos alunos, essas novas tecnologias são um mecanismo de melhorar as aulas. Quem ganha com isso é a sociedade parambuense, que passa a ter mais estrutura e qualidade”, afirmou o Secretário de Educação Thiago Gomes.
Relação das Escolas Beneficiadas
23106808 CE Parambu CAUBI PEIXOTO EEIEF
23106875 CE Parambu JOAO FRANCISCO DA SILVA EEIEF
23106964 CE Parambu LUCIA SOARES DA SILVA EEIEF
23106972 CE Parambu FRANCISCO FELIX EEF
23106999 CE Parambu FRANCISCO GONCALVES SOBRINHO EEF
23107073 CE Parambu FRANCISCO EEF SÃO
23107340 CE Parambu LIDUINA EEF SANTA
23107383 CE Parambu MARIA NOGUEIRA DE FREITAS EEF 23107391 CE Parambu MANOEL ALVES TEIXEIRA EEIEF
23107405 CE Parambu MANOEL DE SOUZA EEIEF
23107502 CE Parambu OLIMPIO ALVES LIMA EEF 23107600 CE Parambu RAIMUNDO EEIEF SÃO
23108053 CE Parambu AMANCIO SIQUEIRA ROSA EEIEF 23108061 CE Parambu FRANCISCO BATISTA EEF
23108134 CE Parambu JOSE RIBEIRO CARVALHO EEF
23108312 CE Parambu JOSE MANOEL DE SOUSA EEIEF
23108320 CE Parambu CRISPIM TOMAZ DE OLIVEIRA EEF 23108363 CE Parambu MANOEL DE SOUSA EEIEF
23108380 CE Parambu NELSON ZACARIAS NORONHA EEF 23108410 CE Parambu LUIS HENRIQUE DA SILVA EEF 23181486 CE Parambu JOAO ALVES DE ARAUJO EEF 23200146 CE Parambu ENOQUE FEITOSA FERRO EEF
23200170 CE Parambu ANTONIO ALVES DA SILVA EEF
23200219 CE Parambu FRANCISCA NEVES FEITOSA EEF
23235608 CE Parambu JOSE DANIEL DOS SANTOS EEIEF
23239948 CE Parambu EUFRASIO ALVES FEITOSA EEF
23253657 CE Parambu JOSE LEOPOLDO DE ARAUJO FEITOSA EEF
23262087 CE Parambu MANOEL LUIS DE OLIVEIRA EEF
23336218 CE Parambu FRANCISCA EVILEIDE DE SOUSA EEIEF
23461810 CE Parambu JOSE ALEXANDRE DE NORONHA EEIEF
23461829 CE Parambu ANTONIO DAMIÃO DA SILVA EEF (TAMBORIL)
23461837 CE Parambu PEDRO JOSE DA SILVA EEF
23461845 CE Parambu JOSE PEDRO DA SILVA EEIEF
23461853 CE Parambu FRANCISCO GILSON DE SOUSA SILVA EEIEF
23461870 CE Parambu RITA PEREIRA DA SILVA EEIEF
23545666 CE Parambu JOSE FIRMINO LO EEIEF
23545674 CE Parambu RAIMUNDA ALVES DE SOUSA EEIEF
23545682 CE Parambu JOSE HOSANA FILHO EEIEF
FONTE: SITE DO MUNICÍPIO
Assinar:
Postagens (Atom)