A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel – aprovou nesta terça, 19, durante reunião pública de diretoria, o reajuste tarifário da Companhia Energética do Ceará, Coelce.
Para os consumidores residenciais (Classe B1), o reajuste será de 13,7%. Os novos valores serão aplicados a partir de sexta-feira, 22 de abril, para 3,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 184 municípios do Ceará. Já o setor industrial (alta tensão) teve reajuste de 11,51%.
Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. Os custos típicos da atividade de distribuição, por sua vez, são atualizados com base no IGP-M.
O reajuste, aplicado anualmente, é um dos mecanismos de atualização do valor da energia paga pelo consumidor. O cálculo se dá de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão assinado entre as empresas e o Governo brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário