Começa neste domingo (29) a tradicional festa do Pau da Bandeira, em Barbalha. A cidade está totalmente preparada para receber mais de 200 mil pessoas só neste fim de semana. Um esquema especial foi montado para o momento mais esperado: o carregamento do mastro da bandeira de Santo Antônio.
As ruas do Centro Histórico e da igreja matriz já estão preparadas para a festa do Pau da Bandeira e a novidade é que neste ano, a festa tem um título especial, único no Ceará. "Esta é a primeira festa registrada como patrimônio cultural do povo brasileiro. Portanto, estamos com um cuidado todo especial com a questão da nossa ornamentação, colocando as nossas representações de tradição da nossa cultura, em todos os portais da nossa ornamentação já tem o tema de patrimônio cultural e imaterial do povo brasileiro", explicou Antônio de Luna, secretário de Cultura de Barbalha.
A expectativa é que neste domingo, mais de 200 mil pessoas acompanhem o cortejo secular do Pau da Bandeira. Mas diferente dos anos anteriores, a segurança será reforçada; o motivo é evitar acidentes fatais como o que aconteceu em 2015, quando um dos carregadores foi atingido pelo mastro e morreu a caminho do hospital.
"O Ministério Público e as autoridades envolvidas no processo de carregamento do pau da Bandeira, como também a Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiro, fizeram várias reuniões ao longo do ano e finalizaram com um termo de ajustamento e conduta, onde colocam regras tanto ao município, quanto aos carregadores", informou Rildo Teles, capitão do Pau da Bandeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário