terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

PARAMBU ESTÁ ENTRE OS 08 MUNICIPIOS QUE DEVEM ENTRAR EM COLAPSO DE ÁGUA


Clique para Ampliar
A situação hídrica do Ceará, com a perspectiva de um quarto ano seguido de seca, vem preocupando cada vez mais setores da sociedade cearense, das Regiões dos Inhamuns e Sertões de Crateús. Nos próximos meses, pelo menos oito municípios deverão ficar completamente sem água segundo dados do Governo. 
As cidades são Ipaporanga, Itatira, Apuiarés, Jaguaretama, Urioca, Senador Sá, São Luís do Curu e Parambu. No entanto, o colapso ameaça outros municípios. O prefeito de Novo Oriente, Godofredo Vieira, por exemplo, informou ao Blog do Wilrismar, que “o Açude Flor do Campo que abastece o município, está praticamente seco”. Ele disse que a única alternativa restante é a perfuração de poços profundos porque não há mais açudes com água na Região.
O prefeito de Novo Oriente disse ainda que estará indo a Brasília nos próximos dias em busca de verbas para a construção de obras hídricas, especialmente a perfuração de poços profundos e adutoras para socorrer a população.
Crateús
A região do Estado mais afetada com a seca é o sertão de Crateús, onde os açudes estão, em média, com 0,9% da capacidade. Em todo o Ceará, o volume atual é de 19,7% do total. Dos 149 açudes administrados pela Cogerh, 128 estão com menos de 30% e apenas um, o Gavião, tem mais de 90% de preenchimento.
Apesar da situação, o presidente da companhia, João Lúcio de Farias, negou, após a reunião, a necessidade de um racionamento. "Nós estamos ainda trabalhando estes cenários, analisando todas as possibilidades, a questão dos usos", disse. "Mas, por enquanto, a RMF tem uma reserva considerável e importante para o Estado", completou.
Com relação a Crateús, Farias afirmou que está em conclusão a construção de uma adutora que irá abastecer a região através do Açude Araras. "Há uma previsão de entregar essa adutora até o dia 10", garantiu.
O gestor da Cogerh informou ainda que uma campanha de conscientização deverá ser anunciada em breve pelo governador Camilo Santana.
Orós tem água suficiente
Um dos poucos municípios do Ceará que não sofre ameaça de falta de água é Orós. De acordo com o prefeito Simão Pedro, “nosso reservatório acumula atualmente em torno de 900 milhões de metros cúbicos, 47% de sua capacidade".
via blog do wilrismar

Nenhum comentário:

Postar um comentário